Florianópolis: 31ª Edição do Congresso Brasileiro da Panificação será em Setembro

O mercado brasileiro da panificação e confeitaria está em crescente expansão. Movimentando cerca de 2,2% do PIB e empregando quase 2 milhões de pessoas no país (890 mil empregos diretos e 1.200 indiretos), o setor do nosso conhecido pãozinho francês, representa hoje um dos termômetros mais assertivos do crescimento do Brasil. “As mais de 70 mil padarias e confeitarias existentes no Brasil contribuíram para um faturamento de mais de R$ 90 bilhões em 2017; o setor estima um crescimento da inflação de um dígito”, ressalta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, José Batista de Oliveira.

Para discutir o mercado, trazer e enfatizar tendências e inovações do setor, entre os próximos dias 26 e 30 de setembro, a ABIP vai promover a 31ª edição do Congrepan 2018 – Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria – Receita de sucesso – Alimentação Saudável, Inovação e Produtividade. Serão quatro dias de uma programação intensa, com a rica participação de grandes nomes da panificação nacional e internacional. Na programação do Congrepan ainda serão contemplados dois eventos do setor: 3º Congrejovem e o Congresso Internamericano de Panificação e Confeitaria – CIPAN.

Vale a pena destacar que o foco do encontro é a valorização dos produtos panificados como alimentos saudáveis, com foco na urgência da automação dos processos. “Vamos discutir bastante a respeito da produtividade nos estabelecimentos, abordando as tendências e inovações”, diz Oliveira. Todo este conteúdo será realizado em uma das paisagens mais lindas de Florianópolis, no resort Costão do Santinho.

O futuro da panificação

Grandes especialistas no mercado de pães congelados estarão presentes no evento para reforçar que este processo é tendência, ou melhor, já é realidade no Brasil. Um dos nomes de peso é o chef Rogério Shimura, que estará à frente da oficina sobre inovação em pães congelados. Ele vai detalhar o processo do ultra congelamento, um movimento crescente no segmento, quando o produto cru (ainda em fase de fermentação), é submetido a uma temperatura de – 35º.

O uso da massa madre (pão de fermentação longa) também será discutido por uma das maiores autoridades no assunto: o alemão Peter Stolz. Comandando o fórum sobre a importância da fermentação natural nos pães especiais, Stolz vai convidar os presentes a entender a química da massa madre.

Outro tema que ainda merece destaque é o marketing digital nas padarias e confeitarias. “Os empresários têm que estar antenados a isso, a utilização de aplicativos e redes sociais para o negócio são fatores imprescindíveis para o crescimento”, diz Oliveira.

Saudabilidade: pão também é saúde

A questão da saudabilidade é fundamental e um dos assuntos-chave do encontro. Uma das personalidades que falará sobre o assunto é a Dra. Olga Amâncio, Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Em sua abordagem, Dra. Olga vai passar sua percepção sobre os nutrientes que os pães possuem, em especial aqueles ricos em fibras, grãos e os de longa fermentação.

Em relação ás tendências do mercado de panificação, haverá um painel de extrema importância também com foco na saudabilidade, ressaltando que hoje é de que as padarias devam ter em suas vitrines, além dos pães tradicionais, produtos que atendam às necessidades do mercado fitness, vegano, vegetariano, etc. “A estratégia é oferecer um leque de opções para os consumidores sem deixar nenhum deles sem opção de produto”, analisa Oliveira.

Nesta linha, o que se observa é um novo nicho se fortalecendo, como: abundância de grãos no pão e a presença da farinha orgânica na operação. O boulanger francês, chef Thierry Meunier, que hoje é considerado uma verdadeira grife, vai ministrar exatamente uma oficina com o foco na introdução da farinha orgânica na baguete.

Mudança de cultura, oportunidade de incremento no negócio

Em função de uma mudança de cultura, com as pessoas fazendo as refeições durante a semana fora de casa, as padarias se tornam uma opção de almoço/lanche. Oportunidade de incrementar o negócio, oferecendo sanduíches que saem totalmente do padrão, além de saladas, grelhados e vários outros serviços.  “É uma tendência mundial a mudança no serviço das padarias, que passam a oferecer uma série de opções diferenciadas, com vários recheios e pães mais robustos, que abrem o apetite e são alternativas para os clientes”, explica Oliveira. A marca Sadia fará uma oficina para ressaltar isso como tendência, ou melhor, realidade.

Protagonistas do Congrepan

Os protagonistas do Congrepan são profissionais de destaque, com repertório e experiência indiscutíveis. Todos eles farão recortes das novidades e tendências, além de convidar os presentes a ir além e acompanhar as mudanças constantes do setor da panificação e confeitaria. A programação conta com conteúdo técnico, oficinas e aulas-show, comandados por ícones como os chefs: Luiz Farias (eleito o melhor pâtisserie do mundo), Rogério Shimura (padeiro da Levain, escola de panificação), James Griffin (boulanger irlandês), Gunther Koerffer (confeiteiro da rainha da Suécia), Thierry Meunier (eleito duas vezes a melhor baguete de Paris) e  Jacques Paulin (trazendo dicas sobre pães europeus) .

Além deles, outras personalidades como Márcio Rodrigues (Consultor do ITPC), Emerson Amaral (Instituto Ideal), Pedro Henrique Oliveira (PH Gestão para Resultados), Peter Stolz (PHD em massa madre), Dra. Olga Amâncio (Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), entre outros, estarão presentes. No último dia do Congrepan, haverá a premiação das delegações e do melhor padeiro e confeiteiro das Américas.

31ª Congrepan 2018:

Data: de 26 a 30 de setembro

Local: Florianópolis – Resort Costão do Santinho

Mais informações: www.congrepan.com.br

Programação 31ª Congrepan 2018:

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