Flávia Bernardes em Istambul

flávia

(Ayasofia)

Oi Adri!

Tudo bem? Demorei um pouco para te enviar notícias porque queria me adaptar legal na cultura aqui e aprender as coisas pra poder passar a informação correta, mas vamos lá!

Vou contar um pouquinho do que eu vi e vivi por aqui até agora:

Cheguei e tive uma grande surpresa: Neve em Istambul em pleno início de Dezembro! A cidade fica ainda mais linda com neve…Simplesmente é um lugar que transpira cultura, história e vida! Antiga Constantinopla e império Otomano, um dos lugares mais fascinantes que se deve visitar é o Topkapi Palace, o local onde por muitos anos foi a casa dos Sultões…A vista é linda para o mar de Mármara e o estreito de Bósforo é demais!

Pertinho do palácio ficam as duas principais mesquitas: Sultanahmet e Ayasofia (a igreja que virou mesquita). Andando mais um pouco deve-se fazer uma pausa para comer Simit (o pão deles)junto com o famoso çai (chá).

 Sultanahmet (ou Mesquita Azul)

Continuando o passeio, a pausa deve ser obrigatória no lugar mais mágico da cidade: Yerebatan Sarnici (Cisterna da Basílica), um reservatório subterrâneo, construído a pedido do imperador Justiniano I, constituído por 336 colunas, de 9 metros de altura cada e com capacidade para 80.000 litros de água.

 2 foto

 

Esta foi utilizada até finais do século XIV como cisterna de água!

Andando mais uns 5 minutos encontra-se o Gran Bazaar, centro comercial mais antigo do mundo (século XV), onde é possível fazer compras e apreciar o poder da barganha! Muitas jóias, roupas e tecidos finos, louças, especiarias, tapetes etc pode-se encontrar por ali…como tradição, somente homens trabalham no Gran Bazaar. Cuidado para não ser trapaceada com o preço pois eles colocam o preço lá no alto só para poder negociar, no final das contas quem acaba fazendo o preço é você, então aprenda a pechinchar!

foto 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *