Joinville International Short Film Festival se multiplica na segunda edição

Ao menos por cinco dias, Joinville será mais uma vez a capital nacional do curta-metragem. Afinal, não são muitas as cidades brasileiras que concentram,  num único evento,  filmes de mais cem países, exibidos em espaços públicos e privados, oferecendo assim um amplo panorama do que anda se fazendo no mundo nesse formato. Ao chegar a sua segunda edição, o Joinville International Short Film Festival (JISFF) cresce para levar isso à risca.

De 29 de agosto a 2 de setembro, o JISFF chamará todas as atenções para os filmes de curta duração, dos mais variados gêneros, com 26 sessões gratuitas (dez a mais do que em 2017) na 33 Arthouse, Museu de Arte de Joinville (MAJ), UniSociesc, Teatro Juarez Machado, CEU do Aventureiro, Escola Bolshoi e GNC Cinemas do Shopping Mueller. No total, serão exibidos 112 produções de 75 países, um aumento exponencial em relação aos números da primeira edição, que teve 80 filmes de 69 países participantes.

Um crescimento gerado pelos quase 4,6 mil títulos enviados à organização, reflexo, por sua vez, do sucesso da estreia do JISFF no ano passado, que teve sessões lotadas e atraiu quase 5 mil pessoas. Em 2018, com o apoio empresarial via mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura ( Simdec), ele de fato se multiplicou, tanto é que firmou uma parceria com o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba para uma curadoria dupla, ou seja, os dois eventos terão seleções semelhantes.

Para dar conta de toda essa produção, o número de mostras também aumentou. E são grandes aquisições, a começar pela Mostra Holandesa, que trará para Joinville nove curtas do país escandinavo. Também estreia uma mostra de filmes de arte, que serão exibidos no jardim do MAJ, quando o público será convidado a fazer piquenique durante a sessão ao ar livre. “É também uma visão que temos de apropriação do espaço público com opções de cultura e serviço” diz Alceu Bett, criador do JISFF.

Mas talvez a novidade mais chamativa seja a Mostra Film Dance, que acontecerá na Escola do Teatro Bolshoi. Serão exibidos 27 curtas, tornando visível por aqui uma tendência crescente entre grupos de dança, bailarinos e cineastas. Nada mais apropriado para uma cidade tida como a capital da dança no Brasil e sede do maior festival de dança do mundo.

Continuam na programação a Mostra Quixotinho, dedicada aos títulos infantis e infanto-juvenis – que serão exibidos em sessão especial na sala do GNC Mueller e no CEU do Aventureiro, para alunos de escolas públicas daquela região -; a Arthouse, dedicada aos filmes mais experimentais; e a Internacional. A “noite dos campeões”, no dia 2, no Teatro Juarez Machado, premiará melhor ator, atriz, diretor, roteiro, Curta Internacional, Curta Arthouse e Curta Film Dance.

Mas o JISFF não se limitará à exibição de curtas. O evento terá seus momentos de fomento à produção audiovisual, já que proporcionará conhecimento por meio de uma residência artística com o diretor de fotografia Fábio Cabral nos dias 29 e 30 de agosto. Premiado em Cannes e profissional com vasta bagagem no cinema nacional, ele também ministrará a oficina de iniciação ao cinema ao lado de Anderson Dresch, do Estúdio Ocotéa, de Joinville. Será nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. As duas programações acontecem na Galeria 33, são gratuitas e têm inscrições pelo e-mail producaoocotea@terra.com.br.

Por tudo isso, o Joinville International Short Film Festival firma-se como o maior festival de curtas-metragens de Santa Catarina e um dos maiores da região Sul, com fome de crescer ainda mais.

“Eu acredito realmente no JISFF como uma janela de cinema independente. Todos os estilos são bem vindos, desde que tenham algo a acrescentar. O curta-metragem tem, de fato, a possibilidade de gerar uma nova linguagem para o cinema” observa Bett.

A programação completa se encontra no site jisffestival.com. Além de acessível pela internet, ela constará em 5 mil folhetos que poderão ser encontrados em escolas, universidades, associações de bairro e no comércio de Joinville.

O QUÊ: Joinville International Short Film Festival (JISFF)
QUANDO:
de 29 de agosto a 2 de setembro.
ONDE:
* 33 Arthouse (dias 29 e 31, às 19h, 20h, 21h e 22h, dia 30, às 21h e 22h)
* Museu de Arte de Joinville (MAJ, dia 1o, às 19h, 20h, 21h e 22h)
* UniSociesc (dia 30, às 19h e 20h)
* Teatro Juarez Machado (dia 2, às 19h)
* CEU do Aventureiro (dia 31, às 10h30, 11h30, 14h e 15h),
* Escola Bolshoi (dia 29, às 10h30, 11h30, 14h e 15h)
* GNC Cinemas do Shopping Mueller (dia 1o, às 10h30).
QUANTO: entrada gratuita.
Programação completa:
www.jisffestival.com/programacao


Fotos: Edição de 2017, na Galeria 33 e no Mercado Municipal. Crédito: Agustina Martinez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *