Estrela do jazz brasileiro, Jonathan Ferr tem presença confirmada no Pianístico

Nascido no bairro carioca de Madureira, Jonathan Ferr é um dos nomes mais celebrados da nova geração do jazz brasileiro. E tem presença confirmada na programação do 6º Pianístico de Joinville, que vai de 19 a 24 de setembro. Ele sobe ao palco do Teatro Juarez Machado no dia 22, sexta-feira, às 20h30. Como em todo o festival, os ingressos são gratuitos – em breve, informações sobre reservas.

Nesta semana, Jonathan foi entrevistado no “Conversa com Bial”, da TV Globo. Ao jornalista Pedro Bial, lembrou que seu primeiro contato com a música foi pelo samba e pelo funk, na comunidade onde vivia. “O piano e o jazz se apresentaram silenciosamente para mim”, revelou. Aos 9 anos, junto com os pais, assistia a um programa semanal de TV do pianista Pedrinho Mattar, que foi presença marcante na música brasileira. Pouco depois, ganhou um tecladinho e começou a dedilhar por conta própria as primeiras notas, inspirado em Tom Jobim. Para ajudar a pagar as aulas de piano em uma escola perto de casa, ainda menino, vendia jornais.

O pianista luta para popularizar o jazz na periferia, mesclando-o com ritmos como hip-hop e R & B. Apontado pelo jornal espanhol “El País” como “garoto-estandarte do jazz carioca”, Ferr juntou vários aspectos sonoros, sociais e espirituais dentro de um caldeirão artístico para trilhar caminhos musicais que desconstroem a ideia de que a erudição deve ser inerente a estilos musicais mais complexos.

No Pianístico de Joinville, apresenta peças de seu álbum “Cura”, inspirado no conceito de música medicinal, “presente em um mergulho profundo no desconhecido, com peças que buscam curar por meio dessa experiência única”.

Foto: Renan Oliveira, divulgação

Assessoria de imprensa Festival Pianístico. Jornalistas responsáveis: Ana Ribas Diefenthaeler e Guilherme Diefenthaeler. WhatsApp (47) 98403-2745.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *